Dicas de Viagem - Gramado/RS

GRAMADO

Um dos principais destinos na estação mais fria do ano, o município reúne o clima gostoso do campo com o agito da cidade.

ARES DO SUL

Diferenciado, o local conta com boas opções de lazer. Escolha a sua!



Pertence à serra Gaúcha, Gramado é uma cidade que conta com paisagens que parecem ter sido retiradas de um cenário, pois reúne casinhas em estilo enxaimel, típicas da Alemanha, ruas limpas e repletas de jardineiras com hortênsias, além de parques emoldurados por araucárias e pinheiros. Estes e outros ingredientes fazem do município um grande centro turístico, que atrai visitantes de diferentes lugares.

Colonizadas pelos imigrantes italianos e alemães, Gramado tem com uma de suas principais características a preservação de suas origens, que pode ser vista retratada nos museus e nos parques temáticos existentes. Para se ter um idéia, foi lançado há algum tempo roteiros de agroturismo que levam os turistas às propriedades rurais dos descendentes, que preservam com orgulho as tradições européias. Os passeios incluem degustação de produtos típicos, como lingüiça, salaminho, queijos, pães e vinhos. Uma verdadeira perdição! Outra delícia que deve ser provada é o café colonial, servido nos estabelecimentos comercias espalhados pela cidade, que está presente em mais de 80 itens entre receitas doces e salgadas.

Pelo fato de combinar gastronomia de primeira qualidade com boas compras, este aprazível município tem no Inverno sua grande vedete, já que fica ainda mais aconchegante. Nessa época, um jantar à beira da lareira para espantar o frio é primordial. Quanto ao prato, deguste um delicioso foundue, acompanhado de um dos bons vinhos produzidos na região.
Entretanto, também vale a pena visitá-lo nas outras estações já que ocorrem festas e eventos bastante animados. Além disso, os restaurantes e barzinhos localizados nas Avenidas das Hortênsias e Borges de Medeiros, que oferecem das tradicionais iguarias italianas às exóticas receitas preparadas com carnes de caça, também merecem destaque, pois sempre estão cheios de novidades e contam com deliciosos chocolates. De novembro a janeiro, por exemplo, as ruas ficam coloridas e luminosas graças à decoração natalina. Um verdadeiro convite à contemplação.
Variadas Opções


Um dos grandes diferencias de Gramado é oferecer distintas atrações para todos os públicos, por isso, você pode fazer uma viagem romântica ou com toda a família sem qualquer problema.
Para uma estadia a dois, programas com jantar a luz de velas e passeio de pedalinho no Lago Negro para apreciar as hortênsias e azaléias que colorem o parque o ano todo podem ser feitos. Aliás, o local tem esse nome devido às árvores plantadas a sua volta, trazidas da região da Floresta Negra , na Alemanha. Lá, existe uma pista de cooper sombreada por pinheiros, perfeita para a prática de corrida, caminhada ou pedalada. Outra boa pedida é uma rápida esticada a Canela, distante há cerca de sete quilômetros.

Já para quem está com os filhos, o destino ideal é o Mini Mundo e o Mundo Encantado. As miniaturas inspiradas nas tradições, culturas e arquiteturas típicas européias fazem um grande sucesso. “A Aldeia do Papai Noel é simplesmente fantástica”, afirma a professora Ludmila Castanho, de São Paulo, SP, que esteve lá com a sua família há dois anos. “Meus filhos simplesmente adoraram. Foi uma experiência única.”

A aldeia é um bosque repleto de trilhas e abriga a casa do Bom Velhinho e a fábrica de brinquedos. Outro destaque é a Árvore dos Desejos, onde a criançada deixa seus pedidos.
Para quem não está de carro, o passeio de jardineira é um bom programa, pois durante o percurso ela faz paradas nos principais pontos turísticos urbanos, como o Mirante do Vale do Quilombo e o Lago Negro. Realizado diariamente, dura em média uma hora e meia.


Radical



Para quem curte esportes de aventura e ecoturismo uma excelente notícia: o município conta com locais apropriados para a prática de diferentes atividades, com rafting, rapel, mountain bike, pêndulo, tirolesa e trekking, que são realizados em lugares com o Vale Canastra e as corredeiras do Rio Paranhana.

Gramado também é a dona da noite mais animada da Serra Gaúcha, tanto que os turistas das outras cidades correm pra lá. Danceterias, locais para jogar sinuca e boliche, e bares para um gostoso bate-papo estão à disposição dos amantes da boemia.

Se você gosta de fazer compras, a cidade é o lugar certo, já que possui dezenas de lojas modernas e tradicionais, que oferecem o melhor da região em malhas, móveis, artesanato, roupas em couro,cristais, além de bolos e pães. Não deixe também de visitar a Rua Coberta.

Fechada para carros e coberta por um telhado transparente enfeitado com trepadeiras, é repleta de lojinhas, cafés, bistrôs e livrarias. Igrejas, parques e praças são outras ótimas opções de visitação.



Por Fernando Inocente


Fiz um vídeo da viagem que fiz pra lá:

0 comentários. Deixe seu comentário::

Postar um comentário



Topo