Viagem by Paulo Junior - Canela/RS


Na esteira da postagem da semana passada, onde postei algumas imagens e pude falar um pouquinho sobre Gramado, vou deixar pra hj, um pouco sobre Canela, Nova Petrópolis e a famosa Rota Romântica. Vem comigo!




Um dos cartões postais de Canela é sem dúvida alguma a magnífica Catedral Nossa Senhora de Lourdes, mais conhecida como Catedral de Pedra. Majestosamente construída em estilo Gótico, e em pedra basalto, tem 65 m de altura e se situa no centro de Canela. Nas ruas próximas há comércios super bacanas, cafeterias, restaurantes e o que não pode faltar: chocolaterias. No fim de novembro desse ano, pude visitar pela segunda vez a Catedral e conhecer uma loja muito legal de artesanatos e decorações nacionais e importadas, chamada Mãos do Mundo. A Catedral é sem dúvida um dos pontos turístico mais visitados do Rio Grande do Sul. 


Um dos lugares que mais gostei foi este: Castelinho Caracol. Uma das casas mais antigas da região que nos proporciona uma fantástica viagem no tempo. Uma das coisas que chamam a atenção por todos que visitam o local é o seu estado de conservação e alguns detalhes interessantes de sua construção que não houve o uso de um único prego, apenas com sistemas de encaixe e parafusos. Sua construção data, se não me engano, por volta de 1915. Foi habitada pela família de Pedro Carlos Franzen e Luiza Sommer que tiveram seis filhos: Fernando, Alfredo, Cora, Anita, Ivone e Irene, sendo esta última, a única filha que permaneceu na sua casa até o fim dos seus dias. Hoje, o casarão/museu abre suas portas para uma viagem no tempo muito legal para quem gosta de história como eu, seja por fotografias antigas, móveis e objetos conservados e expostos para visitação. Segue abaixo apenas algumas fotografias que fiz com meu celular do interior do Castelinho Caracol pra vocês terem uma ideia do barato que é uma visita a este local que eu seguramente posso dizer: Uma parada obrigatória! 


Quadro de fotografias de época que retratam um pouco da vida da família no Castelinho Caracol. Há vários deles no interior da residência. Eu, como um apaixonado pelo fantástico mundo da fotografia, paro pra observar as imagens de época e me permito imaginar, viajar. É uma sensação boa demais, vai por mim! 




Essas são apenas algumas fotos que retratam um história que pode ser contemplada visualmente dentro do Castelinho Caracol. O banheiro; a sala de jantar com as peças de porcelana muito bem conservadas; a sala de música com seus instrumentos musicais; livros; relógios e vários outros objetos me proporcionaram um deleite visual/histórico. Destaque para os brinquedos que os filhos do casal se divertiam, o carrinho de bebê feito em vime que era usado para passeios no jardim nas dependências do local; quadros com cenas de um filme que foi feito no local. Infelizmente não tenho salva a foto do fogão que foi trazido da Alemanha e que ainda hoje funciona perfeitamente e de onde sai alguns pratos especiais que são feitos com as receitas que a própria família usava, como a famosa torta de maçã. Eu, infelizmente não provei, mas é bem famoso na região. Mas o lado bom é que já é um bom motivo pra retornar. 


Essas imagens que retratam a Cachoeira do Caracol e o Vale da Ferradura, foram feitas quando fui pela primeira vez no outono de 2015. Uma opção atraente para os aventureiros como eu. A Cachoeira é linda demais e pode ser contemplada com passeio de bondinho. O Vale da Ferradura é um lugar incrivel também e que pode ser observado por um mirante que nos proporciona uma vista incrível do vale e estar rodeado dos graciosos e curiosos Quatis. 


A Serra Gaúcha é fantástica com sua natureza exuberante bem característica da região sul. Eu gosto muito das majestosas Araucárias e Florestas de Pinhais que há por toda a região. Destaque também para as Hortênsias que são abundantes na região e adicionam um charme extra por toda a serra.


Tenho uma forte paixão por estradas. É sempre irresistível não parar pra fotografar o local e visitar algum ponto onde se vende artesanatos ou, como nesse local da foto, um empório com frutas, que tem um aspecto perfeito devido ao clima propício para o cultivo, qualidade e sabor. Destaque para os queijos, salames e outras especialidades da Serra Gaúcha.


Parada pra contemplar o vale da Serra Gaúcha, um espetáculo da natureza.


Praça de Nova Petrópolis, a cidade-jardim da Serra Gaúcha. Flores se fazem presentes por toda a cidade, o que confere um colorido especial ao local.


Essa estrada compõe a famosa Rota Romântica da Serra Gaúcha, que se inicia logo depois de Nova Petrópolis. Em grande parte da rota, as árvores de Plátanos e outras bem características da região formam uma espécie de cobertura que nos acompanha em todo o trajeto. Para quem gosta e aprecia estradas, como eu, é inevitável se apaixonar. Um prazer único e especial que só a Rota Romântica pode nos proporcionar.


Em vários momentos do trajeto, fiquei imaginando como seria a rota em pleno outono, a estação mais fascinante pra mim, onde as folhas caem, o colorido se transforma e o cenário fica especialmente bucólico.
Vale a pena esticar até Nova Petrópolis e sentir de perto da energia da Rota Romântica que fica à apenas 40 km de Gramado. Em cada lugar que vou, sempre procuro saber o que há de interessante pelas redondezas, o que não costumo me arrepender. Até agora, tem valido à pena.

Boa viagem e até a próxima!


0 comentários. Deixe seu comentário::

Postar um comentário



Topo