Fotografia by Celiane Lautert - Aprendendo a Ver

Adaptado de Fernanda Chalise . www.fotografia-dg.com 

Ouve-se muito falar sobre o tal do “OLHAR” quando estamos iniciando na fotografia.
Andei observando que a grande maioria das pessoas se preocupa muito com qual a marca do equipamento, o tamanho da máquina e esquecem de, primeiro aprender a dominar a técnica e, obviamente acabam se esquecendo do “OLHAR”.

Sim, nós precisamos dominar a técnica, porém, sem saber ver/ enxergar as situações, nada disso será útil. Se você comprar uma Ferrari, ela vai fazer você um motorista melhor? NÃO! Assim, se você comprar a melhor câmera, ela também não vai fazer de você um melhor fotógrafo.

Ter a melhor técnica, mas não ter o OLHAR, irá torná-lo um fotógrafo normal, e vice-versa.
A técnica e o olhar andam de mãos dadas na fotografia, um sem o outro não adianta muito.




Então, como é que vamos aprender a aprender a VER/ ENXERGAR?
Esta é uma resposta de milhões de dólares! Porém, eu acredito que podemos treinar nosso olhar e a maneira de como enxergamos o mundo.

Ver/ Enxergar é sobre QUEM você é! COMO você vê o mundo, O QUE você vê, como você interpreta as coisas. Suas fotos são suas experiências de vida, seus ideais, sua personalidade. Aquela história de que sua fotografia é o filme que você viu, os livros que você leu, etc… Eu acredito que seja verdade.


Podemos colocar dois fotógrafos na mesma situação, no mesmo local, e falar “agora vá e fotografe, o tema é livre”. Pode ter certeza que irão voltar com cenas diferentes.

Para ser um fotógrafo, você precisa observar tudo e VER fotografia em tudo, ver as situações, ver a foto. A foto está em todas as partes, você simplesmente tem que se dar conta disso.
A vida é muito fácil de passar despercebida. Para um fotógrafo, cada segundo é um momento crucial, é uma oportunidade!


Observe cada momento, e deixe a câmera expressar quem você é! Não tenha medo de errar, errando irá aprender. Procure trabalhos de outros fotógrafos, tenha referências (mas tente achar sua personalidade no seu trabalho). Hoje em dia o mundo está “falando” pelas imagens mais do que nunca! Tire vantagem dessa “era da imagem”!
Ficou muito mais fácil treinar o nosso olhar. Use seu telefone, fotografe tudo que achar “ah! isso pode dar uma boa foto”. 

Veja os resultados, veja o que deu certo e errado. Aprenda com seus erros.
Observe TUDO! Pratique em sua mente, clique com seu olhar quando não tiver uma câmera nas mãos, ou muitas vezes a situação é totalmente imprópria para ser fotografada!


Com o tempo, “clicar com os olhos” irá tornar normal e natural.
Ser fotógrafo é contar uma história através de uma imagem. (E pra isso você não precisa ser um fotógrafo profissional).

A boa fotografia é aquela que não precisa de legenda (técnica, boa luz, entre outros itens, também contam para uma boa fotografia).

Toda SEGUNDA-FEIRA trarei algumas dicas coletadas na internet ou da minha experiência pessoal.

Espero que gostem e até os próximos posts!
Abraços da Celi.


0 comentários. Deixe seu comentário::

Postar um comentário



Topo