Picnic das Blogueiras e Youtubers de MT

Essas são as Blogueiras e Youtubers de Mato Grosso! Clique aqui e confira como foi esse encontro!

Leia mais

Look Hiroshima

Me arrisquei num novo estilo e super amei, clique e confira!

Leia mais

Probeleza 2016

Veja um pouco desse evento de beleza que aconteceu na nossa capital, clique aqui e confira!

Leia mais

08/08/2013

Lago de Milkshake de Morango

O povo me conhece, sabe que sou fascinada pelo cor-de-rosa então quando se deparam com alguma coisa assim eles logo se lembram de mim e mandam sua sugestão, essa postagem foi indicação do amigo Daniel Viegas, leia abaixo:

A foto acima é do Lago Retba, que fica no Senegal, na África ocidental. Porque ele é rosa? Porque suas águas, assim como o Mar Morto, têm altos níveis de sal. Algumas áreas contêm uma concentração de 40% de sal.
Espera aí, mas o que tem a ver o sal com a cor rosa? Não é uma relação direta. É que o Retba está infestado com um organismo – uma microalga marinha – chamado Dunaliella salina que ama sal. Adaptada para meios com alta concentração de sal, essa microalga produz um pigmento vermelho que absorve e utiliza a luz solar para criar mais energia, deixando a água com esse tom rosa.


A Dunaliella salina é considerada a comida mais densamente nutritiva do mundo. Por causa de sua capacidade de produzir grande quantidade de carotenoides (pigmento), é utilizada em produtos cosméticos e suplementos dietéticos.
A cor de milkshake de morango do lago fica mais visível em estações secas. Ao norte da península de Cap Vert, no Senegal, trabalhadores locais passeiam pelo lago de três metros todos os dias para coletar minerais de suas águas. Essa tarefa, aliás, é bem fácil, já que flutuar nesse lago – também como no Mar Morto – é moleza, devido justamente à alta concentração de sal.

 Eles processam os minerais antes de vendê-los, que formam pilhas e pilhas na costa do Retba.


O único problema é que todo esse sal encontrado no lago pode ser prejudicial à pele. É por isso que os nativos, bem como os pesquisadores, revestem o corpo com manteiga de karité antes de entrar em suas águas, um regenerador celular natural que previne o envelhecimento da pele.
Segundo Michael Danson, especialista em bactérias extremófilas da Universidade de Bath, na Inglaterra, antigamente pensava-se que lagos como o Retba e o Mar Morto eram “incompatíveis com a vida” por conta do ambiente salgado, mas eles na verdade são muito vivos. É o que a Dunaliella salina vem tentando dizer, com seu presente colorido as águas senegalesas. [DailyMail,Recovery, Sapo]


Fonte: http://hypescience.com/lago-supersalgado-parece-milkshake-de-morango/

Bem legal né? Eu curti demais e Daniel, obrigada pela dica!