Momento Azul 003 - TGO


  MOMENTO AZUL __________ .  

MACROFOTOGRAFIA - 003 - - Por TGOZazatt


Não vou ensinar ninguém as técnicas e os meios de obter. (Acho que até porque eu não sei como se faz isso na prática). Quero dizer aqui que MACRO, em fotografia, é a imagem que é obtida bem de perto, pertinho mesmo, quase colado ao objeto, a ponto de trazer e capturar detalhes que não poderíamos ver de longe. É um modo artístico, muito usado também no meio científico para registrar acontecimentos naturais e fenômenos que não poderiam ser vistos à olhos nu. Coisas que se perderiam e que insistimos em procurar.


Se você colocar a palavra MACRO no Google Images verá a predominância de 4 tipos de imagens em geral. 1. Joaninhas. Elas são as preferidas. Sinônimo de MACRO são as joaninhas. Quase sempre têm a mesma cor. 2. Insetos em geral. Segundo lugar merecido, ninguém seria páreo para as joaninhas. 3. Olhos. São queridinhos também. Todos querem ver de perto nosso modo de ver o mundo. 4. E gotas. Gotinhas. Das menores, de preferência. Pode ser que não estejam necessariamente nessa ordem, e pode ser que hajam outros motivos mais fotografados. Mas, já pensou se alguém pudesse analisar seus pensamentos usando alguma espécie de MACROFOTOGRAFIA?

Bom, eu pensei. Primeiro teríamos as Joaninhas do pensamento. Coisas corriqueiras, do dia-a-dia. Pensamentos em comida, saídas, pra alguns: baladas, festas e bebidas, pra outros: família, amor e amigos. Casamento, profissão, viagem, lazer, seus filhos, seus netos. Dinheiro, riqueza, sucesso. Faculdade, curso de informática básica, pipoca de microondas, propaganda engraçada da TV, filme novo no cinema e sexo. Coisas que todo mundo pensa pelo menos uma vez no dia. Ou na semana. Joaninhas do pensamento são as coisas que estão em todos os pensamentos. Acredite, seu MACRO-MENTAL estaria cheio de joaninhas.

Sim. Temos insetos nos pensamentos. Todos temos coisas ruins, nojentas, feias como as baratas, saltitantes como os gafanhotos, asquerosos como as aranhas, perturbadores como as formigas, voadores como as borboletas, assassinos como o escorpião e perigosos como as lacraias. Pensamentos que insistem em estar lá, como pragas. E não há dedetizadora pra os pensamentos, nem remédio e nem exterminadores eficazes. Por mais que se eliminem alguns, a reprodução é sempre mais acelerada do que a eliminação. Ciúmes, ódio, intrigas, o cachorro insuportável do seu vizinho que insiste em defecar na frente da SUA casa. A reprovação por alguns décimos na matéria menos importante do curso, o cheque que voltou, aquela dor de cabeça que nunca vai embora, os remédios de todos os meses, seu computador que vive travando... De todos os tamanhos, cores e formas. Todos temos problemas... e sentimentos ruins... insetos que povoam nossa MACRO.

Ok. Tá parecendo história da Ana Maria Braga, né? Mas, você conhece SEUS PRÓPRIOS OLHOS? Sabe exatamente a cor deles? Conhece as linhas, as manchinhas. Sabe o quanto eles são sensíveis? Sabe de que tem alergia? Quanto vale uma lágrima sua? Se tirássemos uma MACRO-FOTO da sua mente, estariam ali guardadas as impressões que seus olhos trouxeram ao longo de alguns anos. Pequenas e valiosas informações sobre você mesmo, dados que só são reconhecidos por você mesmo e que você não gostaria que caíssem no conhecimento de qualquer outra pessoa. AUTO-RETRATOS. Pequenos pedacinhos de você. Valiosos como jóias... brilhantes como os olhos.

Já vai acabar. Cada pessoa, com a vida dela, com os sentimentos e anseios, medos e vitórias, tragédias e sonhos... todo mundo que você conhece deixa um pouco de si mesmo na sua vida. Mas... são gotas tão pequenas, tão pequenas que só podem ser vistas numa SUPER MACRO. Tem um pouquinho dos seus pais... um pouco dos irmãos, dos amigos, das pessoas que amou, das pessoas que odiou, dos momentos que viveram, dos momentos que não puderam viver, dos sorrisos, das alegrias, dos sonhos que dividiram, das coisas que suportaram. TUDO EM GOTAS. Tudo em mínimas quantidades. E, de tudo isso, nossos pensamentos são formados... nossas emoções se alimentam. Gotículas dos outros na sua MACRO-IMAGEM-CEREBRAL.

De onde eu tirei tudo isso? Da minha cabeça, ué? Onde é que estão as coisas que falamos, fazemos, pensamos? Onde é que estão os álbuns da vida recheados de MACROS e PANORÂMICAS...?

Panorâmicas. Benditas panorâmicas... não sabe o que são?
Bom... esse já é assunto pra outro momento. Uma imagem por vez.
Click'!



Thiago Zazatt - Não é fotógrafo. Apenas coleciona emoções, sentimentos e sensações que as fotos podem carregar. É marido da dona desse blog, está passando apenas pra falar isso e pode voltar à qualquer momento. Ah, ele gosta muito de analisar MACROS.

0 comentários. Deixe seu comentário::

Postar um comentário



Topo