AS CRÔNICAS DE FERNANDO


RÍMEL SECA?


Marijane, Tereza e Fernanda são três professoras espetaculares. Bem articuladas, jovens, bonitas e bem sucedidas profissionalmente e na vida pessoal. As três têm um senso de humor formidável, principalmente a professora de biologia, Fernanda. Adora rir de coisas “mal feitas”.

Um dia, no intervalo das aulas, enquanto eu corrigia um texto, ouvi uma pergunta, no mínimo, intrigante. Voltei à realidade com uma delas perguntando a outra: “Seu rímel seca?” Confesso que achei muito engraçado o questionamento. A adolescente adormecida despertara com força total. Aquela dúvida precisava ser sanada, senão ela faria análise para o resto de sua existência. Olhei rapidamente e havia uma ruga de preocupação em sua testa. A pergunta causava ecos, reverberava em minha cabeça: “Seu rímel seca, seca, seca, seca....?”

Ri por dentro e por fora e confesso que fiquei feliz pela inocência de sua pergunta pueril. Quais seriam as outras dúvidas que martelariam aquele cérebro encantadoramente feminino?

Fiquei imaginando a voz rouca de Tereza com um forte sotaque carioquês perguntando:

“Seu isssmalte dissscascan?”

“Quantas vezes você desbasta sua sobrancelha?”

“AI, menina, num agüento essa dor no meu joanete.”

Coisas do universo feminino que soam tão triviais aos ouvidos masculinos.

O que faz uma mulher ficar sentada em uma cadeira de cabeleireiro por horas com os pés mergulhados em uma bacia com água e sabão, pedaços de algodão no vão dos dedos, cabelo dividido ao meio lembrando a figura bizarra do Bozo ou da vovó Mafalda?

A hora da escova mais parece uma sessão tortura. Pequenas madeixas divididas por piranhas (que se diga de passagem, são muito feias e de extremo mau gosto). Elas jamais teriam a ousadia de sair assim às ruas, mas dentro do salão é como se estivessem em sua própria casa. Aquele motorzinho do secador borrifando um vento quente parecendo uma boca de lobo em época de inverno, queimando o couro cabeludo e fazendo as mulheres puxarem a cabeça como se estivessem dormindo de mal jeito.

Ah, mulheres. Deus conhecia sua vaidade e por isso as criou com essa alma sensível e narcisa.

Voltando à Tereza, ficamos todos sorrindo de sua pergunta e então ouvi Marijane dizendo: “Quer ver como o Fernando já vai escrever alguma coisa sobre o fato?” Acertou, minha amiga. Escrevi, viajei, mas não descobri ainda se rímel seca. Você que é mulher e vaidosa, seca ou não?



0 comentários. Deixe seu comentário::

Postar um comentário



Topo