Dicas de Viagem - Bonito/MS


BONITO - MS



A cidade é modelo de referência em turismo sustentável, um pedaço da natureza bem cuidado. Um dos destaques da mobilização que une poder público e iniativa privada é o sistema de voucher que envolve guias, agências de receptivo e os atrativos, sendo modelo para outros destinos. A flutuação é uma das atividades mais procuradas, com direito a apreciar peixes coloridos nas águas cristalinas dos rios da região.
Quem anda pelas estradas da região de Bonito, mesmo sendo um observador atento, jamais imagina o que a mata densa do cerrado esconde dos olhos de quem passa ao largo. São verdadeiras jóias da natureza! Rios de águas totalmente cristalinas, povoados de uma variedade enorme de vida. Em alguns deles são encontradas mais de quarenta espécies de peixes e inúmeras são as espécies de plantas que compõe a paisagem sub aquática. Outros, formam cachoeiras belíssimas, que pela grande quantidade de calcário dissolvido em suas águas e sua conseqüente deposição sobre rochas, troncos e folhas, conferem à cachoeira um aspecto muito peculiar e interessante.
Como se não bastasse toda a beleza dos rios, ainda existem as cavernas. Estas foram formadas há milhões de anos na rocha calcária. Algumas são inundadas, total ou parcialmente, acrescentando ainda mais beleza aos interiores ricamente decorados. Formações de espeleotemas como estalactites, cortinas, estalagmites e muitas outras, conferem a estes lugares o aspecto de verdadeiros santuários, são como catedrais góticas, que parecem ter servido de inspiração ao mais famoso arquiteto espanhol, Antonio Gaudí.
As características geológicas e climáticas da região, são sem dúvida o fator contribuinte mais importante para a manutenção deste cenário. A rocha calcária, da qual é formada quase toda a Serra da Bodoquena, permeia por seu interior num complexo sistema hídrico, toda a água captada das chuvas, o que faz dissolver muito deste mineral nestes rios subterrâneos. Este excelente "sistema de tratamento" natural é o que mantêm os rios sempre muito limpos.

Os princípais passeios de ecoturismo e aventura são: Recanto Ecológico Rio da Prata, Rio Sucuri, Gruta do Lago Azul, Estância Mimosa Ecoturismo, Abismo Anhumas, Boca da Onça, Buraco das Araras, Rio do Peixe, Ceita Curé, Passeio de Bote no Rio Formoso, Aquário Natural - Baia Bonita, Arvorismo, Boia-Cross, Parque Ecológico Rio Formoso, Bonito Aventura, Balneario do Sol, Praia da Figueira, Fazenda San Francisco, ou seja você pode programar para ficar uma semana em Bonito, tendo para cada dia uma nova emoção.


A melhor época para visitar Bonito

Uma dúvida que a maioria dos turistas têm ao planejar visitar um destino ecoturístico como Bonito é em que época é mais apropriado. O clima pode intervir desfavoravelmente nos passeios, já que o contato com a natureza é direto e a chuva e o frio podem atrapalhar em uma aventura, seja ela trilha, rapel, flutuação ou passeio a cavalo.
Em qualquer época do ano pode-se visitar Bonito, mas o ideal é entre os meses de dezembro e março, no período das chuvas, quando a vegetação está verde, os animais aparecem, pois têm alimento de sobra; o nível dos rios está alto, e as cachoeiras estão caudalosas. Entre maio e agosto, os campos estão secos, as queimadas são constantes e a fauna foge atemorizada para pastagens melhores.
Outro fator considerável são os preços. É definida as datas de Alta e Baixa Temporada, sendo os períodos de Alta Temporada os feriados e férias e de Baixa Temporada as demais datas. Os hotéis e pousadas, assim como as agências cobram preço diferenciado para as temporadas, portanto, se for possível evitar os feriados, já dá para economizar um pouco.
Muitos dos passeios, têm limites de visitas diárias e por grupo e os hotéis e pousadas em períodos de Alta Temporada estão sempre lotados. Fazer as reservas antes de sair de casa é fundamental para que tudo saia como o planejado.

Permanência

A permanência mínima ideal, é de quatro dias, para que possa ser realizado um passeio de cada tipo. Na baixa temporada, não é preciso agendar os passeios com muita antecedência, podendo ser programados na sua chegada. Mas, na alta temporada (feriados nacionais, férias - de 15 de dezembro a 28 de fevereiro - julho) é necessário reservar os passeios com certa antecedência para não correr o risco de ficar sem fazer algum.

O que trazer

Além de muita disposição, são indispensáveis roupa de banho, boné ou chapéu de palha, mochila, tênis, camisetas, shorts, moletom, capa de chuva, protetor solar, repelente, máquina fotográfica, câmera filmadora e agasalho no inverno.

Reservas de estadia

Se você pretende ir em épocas de alta temporada - principalmente verão e feriados prolongados - faz-se necessário uma reserva antecipada. Apesar de haver muitas pousadas e hotéis, a chance de você ficar sem lugar não é pequena. Inclusive, se você pretende ir fora de temporada, é bom ligar pra saber da disponibilidade de vagas, porque, de repente o lugar que você pretende ficar estará em reformas ou reservado para alguma excursão, você dança.

Reservas de passeios

Vale a mesma coisa das reservas de estadia. O número de pessoas por passeio / dia é limitado - tudo em nome da preservação do local - e sem guia e sem agência de turismo, você não pode ir aos passeios. É proibida a entrada de pessoas sem os guias das agências em quase todos os passeios, com exceção do balneário municipal e da ilha do padre. A maioria das atrações estão em propriedades particulares por isso faça suas reservas junto a sua agência lá em Bonito, antes de ir ou lá, pra não perder viagem.

Tempo para passeios

Se você gosta de se programar com antecedência, pode reservar para todos os passeios, com exceção daqueles mencionados o dia todo, de um período: ou toda manha ou toda a tarde. Dificilmente você vai conseguir fazer mais de um passeio por período, principalmente porque as distâncias não são próximas e você acaba ficando mais do que o descrito, principalmente fora de temporada.

Acampamento

Existem duas áreas de acampamento: O Balneário Municipal e a Ilha do Padre. As áreas de acampamento são como todos os outros campings, têm a mesma estrutura e estão abertos 24 hs por dia. As áreas de passeio, por exemplo, as anexadas ao balneário, só ficam com o acesso permitido no horário habitual de funcionamento. O restante é igual.

Melhor época para ir à Bonito

Principalmente nos meses de fevereiro, março e abril, temos a época de chuvas. Isso pode dificultar um pouco alguns passeios e impossibilitar outros. Isso considerando o tempo sem influência do El Ñino e algum de seus "familiares". O inverno (julho) geralmente não chove e o nível das águas é bom principalmente [ra fazer mergulho. No final do ano, geralmente o nível da água está muito baixo e isso deixa alguns passeios menos interessantes do que eles realmente são.

Mergulho: O que levar

Leve o que você habitualmente leva a outros mergulhos. As agências de turismo fornecem roupas, nadadeiras, snork e máscara para os mergulhos de superfície e também alugam garrafas para mergulhadores autônomos. É como você fosse mergulhar em qualquer outro lugar do Brasil que tenha infra-estrutura para mergulho.

Tipos de mergulho

Para quem realmente entende do assunto - que , ainda, não é meu caso - diz que são: snorkering, livre e autônomo, podendo ser feito em rios (inclusive em correnteza - r. sucuri e r. da prata). lagos e cavernas. Para as cavernas é necessário habilitação especial.

Bike

Se você gosta de mountain bike ou outro tipo de passeios com bicicletas, você encontra na região toda várias possibilidades. Para os passeios, especificamente, eu acho meio improvável que algum guia queira ir e voltar de bicicleta de qualquer passeio, mas acho que se tiver mais gente, com alguém indo de carro na frente e levando-os até lá, você pode ir atrás e chagar e depois curtir o lugar.

Passeios sem guia

Como já foi dito aqui anteriormente, a maioria dos passeios fica em propriedades privadas e preservadas, por isso só pode ser acessado com "ingresso" e um guia de qualquer agência de turismo de lá de Bonito.

Ir sem fazer passeios

Ao chegar em Bonito, você tende a ficar meio decepcionado e assustado com o que vai ver. Parece uma daquelas cidadezinhas do interior do país que não tem nada. Uma única rua central principal, empoeirada e cheia de lojinhas e pousadas bem pitorescas. Se você pretende ir a Bonito só pra conhecer a cidade, é isso que você vai ver. Bem próximo ao centro da cidade está o balneário municipal, os demais passeios são afastados.

Transporte

Em Bonito, você necessita se locomover para os passeios sempre de carro, a pé não dá mesmo. Por isso, quem não vai de carro pode usar os táxis de lá. Algumas empresas de turismo estão montando serviços com vans, mas não são todas. O ideal é ir de carro. Você pode se deslocar para todos os lugares sem aborrecimento. Vale até a pena fechar um grupo grande e alugar um, antes de ir à Bonito. Os preços em geral em Bonito, se formos comparar com a estrutura e preços de turismo no restante do Brasil, são, na minha opinião, caros. Mas, se você não ta muito preocupado com isso, o passeio realmente é inesquecível. Paga e apaga a maioria dos outros.
ENTÃO BOA ESCOLHA E BOA VIAGEM!!!!

0 comentários. Deixe seu comentário::

Postar um comentário



Topo