Dia do Biólogo


O que é Biologia?


Biologia, ciência da vida. O termo surgiu na Alemanha, em 1800, e foi popularizado pelo naturalista francês Jean de Lamarck, com a finalidade de reunir um número crescente de disciplinas que se referiam ao estudo das formas vivas. Subdivide-se em matérias hierarquizadas, com base na molécula, na célula, no organismo e na população. De acordo com este critério, podemos considerar as seguintes disciplinas: a biologia molecular, a biologia dos organismos, que compreende a biologia do desenvolvimento, fisiologia, neurofisiologia e etologia, e a biologia das populações, que inclui o estudo da evolução, genética e ecologia.

O que é um Biólogo?

Biólogo é o pesquisador envolvido com a Biologia e suas áreas. Desenvolve seus estudos por meio do Método Científico. Trabalha em laboratórios de pesquisa, laboratórios de rotina como os de biologia clínica, campos abertos como savanas, florestas e todo lugar onde há vida para ser estudada.

O exercício da profissão exige dupla habilitação: a Técnico-científica e a Legal. A habilitação Técnico-científica é expressa através da comprovação da capacidade intelectual do indivíduo, pela posse do diploma fornecido pela autoridade educacional e pelo currículo efetivamente realizado. A habilitação legal cumpre-se com o registro profissional no órgão competente para a fiscalização de seu exercício; no caso dos biólogos, o Conselho Regional de Biologia de sua jurisdição.

Um biólogo pode trabalhar em diferentes áreas, dependendo da sua formação acadêmica. Por exemplo : ele pode ser botânico e estudar as plantas,ou, zoólogo e trabalhar com os animais. Pode se especializar em Biologia Marinha , e, estudar os seres vivos marinhos e a sua relação com esse ambiente. Pode fazer ecologia e estudar o meio ambiente, as suas relações com os seres vivos. Também pode fazer Microbiologia , estudando os seres vivos microscópicos

Dia 3 de Setembro é comemorado o Dia do Biólogo devido a regulamentação da profissão feita nessa data.



Parabéns a você Biólogo, profissional que estuda a vida em suas diferentes formas de expressão. Comprometido com uma área de atuação quase infinita: estuda a origem, estrutura, evolução e funções dos seres vivos, classifica as diferentes espécies animais e vegetais e estabelece sua relação com o meio ambiente, monitora qualidade de nossas águas, recombina DNA para descobrir medicamentos e estudar a ação de enzimas e, acima de tudo luta pela proteção e preservação de nosso planeta.

0 comentários. Deixe seu comentário::

Postar um comentário



Topo