Picnic das Blogueiras e Youtubers de MT

Essas são as Blogueiras e Youtubers de Mato Grosso! Clique aqui e confira como foi esse encontro!

Leia mais

Look Hiroshima

Me arrisquei num novo estilo e super amei, clique e confira!

Leia mais

Probeleza 2016

Veja um pouco desse evento de beleza que aconteceu na nossa capital, clique aqui e confira!

Leia mais

23/07/2008

Dicas de Saúde - Câncer de Mama

Atenção aos sinais do seu corpo

Existem vários sintomas que podem ser sinais da presença do câncer de mama. Fique sempre atenta e procure seu médico caso eles apareçam – ainda que muitas vezes possam ser apenas sinais de alteração naturais de seu corpo.

Caroço
Nem todo caroço (tumor) é câncer. A maioria é benigno, mas precisa de avaliação médica. O tumor benigno costuma ser móvel e regular. Já o nódulo maligno é endurecido e pouco móvel.

Alterações na pele

Alguns tumores provocam inchaço ou retração na pele. O mamilo (bico) pode virar para dentro e ficar invertido.
Inflamação
A vermelhidão da mama acompanhada de inchaço, aumento de temperatura e dor pode ser uma simples inflamação chamada mastite. Mas fique atenta: existe uma forma rara de câncer que se manifesta com a mama inflamada.
Coceira
Na maioria das vezes, não é câncer de mama. Mas existe uma forma de câncer do bico do peito chamado Doença de Paget, com descamação e coceira.
Corrimento na Mama
Existem secreções que saem do bico do seio, como as esverdeadas e leitosas, que são benignas. Mas quando saem espontaneamente do bico e são transparentes ou com sangue merecem atenção.
Dor
Quase toda mulher tem dor no seio. Pode ser provocado por uma batida ou pela proximidade com o período menstrual. Mas a dor deve ser averiguada quando for intensa e não passar após a menstruação.